Bosch-Sound-Tool-Image_Couple

Ruído e nível sonoro das bombas de calor

Índice

O ruído das diferentes bombas de calor pode variar significativamente segundo o modelo e a fonte de calor utilizada. Para saber quais são as bombas de calor mais silenciosas, que limites aplicam-se ao ruído das bombas de calor e o que deve ser considerado em termos de isolamento acústico, contacte com a Bosch.

Por que as bombas de calor produzem ruído?

O ruído de uma bomba de calor durante o seu funcionamento depende de vários fatores. Normalmente, o som gerado pelas bombas de calor aumenta dependendo da sua potência. Além disso, as unidades instaladas no exterior têm um nível sonoro mais elevado do que uma unidade instalada no interior.

Por outro lado, as bombas de calor de aerotermia produzem mais ruído do que outras bombas de calor devido aos ventiladores que extraem o ar exterior. As unidades interiores ou as unidades interiores e exteriores, atingem até 57 dB(A) e, só as unidades exteriores, até 63 dB(A).

Em certos casos, o nível de ruído pode tornar-se um problema, especialmente quando as bombas de calor de aerotermia são instaladas em moradias. Os regulamentos de proteção contra o ruído estabelecem limites nas zonas residenciais, sendo que os números de decibéis permitidos são:

  • em zonas centrais, mistas e aldeias: 60 dB(A) durante o dia, 45 dB(A) durante a noite.
  • em zonas residenciais e em pequenas localidades: 55 dB(A) durante o dia, 40 dB(A) durante a noite.
  • em zonas balneares (incluindo as imediações de hospitais e lares): 45 dB(A) durante o dia, 35 dB(A) durante a noite.

A unidade de medida do nível sonoro de uma bomba de calor são os decibéis, de acordo com a curva de classificação A, abreviatura dB(A).

Geralmente, o nível sonoro numa sala de estar sossegada ronda os 40 dB(A), 65 dB(A), que corresponde ao volume médio aproximado de uma televisão situada na sala.

Se a distância até à fonte do ruído duplicar, o nível sonoro diminui a 6 dB(A).

Nivel sonoro medio

As bombas de calor de aerotermia são particularmente silenciosas graças a otimização acústica da unidade exterior. A Compress 6000 da Bosch cumpre com os regulamentos de isolamento acústico, mesmo em zonas residenciais onde o espaço entre edifícios é reducido.

Nível pressao sonora

Sound Tool para bombas de calor: Comprove se a sua bomba de calor é considerada silenciosa!

Medidas contra o nível sonoro das bombas de calor

É importante que as bombas de calor gerem o menor impacto sonoro possível, isto aplica-se tanto nas unidades interiores como nas instalações mistas, unidades interiores e exteriores, ou só nas unidades exteriores, para que nem a sua família nem os seus vizinhos tenham que suportar os ruídos causados pelo equipamento.

  • Recomenda-se portanto, que a instalação da bomba de calor seja realizada numa superfície com capacidade de absorção acústica para evitar a propagação do ruído no meio envolvente. Por exemplo, numa vivenda poderia ser o assoalho de madeira, ou inclusive na relva no caso de ser uma unidade exterior. A instalação sobre azulejos ou diretamente sobre os alicerces da casa, não é a mais apropriada.
  • Se a bomba de calor for instalada no exterior, o mais importante é garantir uma distância mínima de segurança em relação à propriedade vizinha, uma vez que, quanto maior for a distância, menor será a poluição sonora. No caso da bomba de calor de aerotermia, o fluxo de saída de ar deve, se possível, ser dirigido diretamente para a rua, uma vez que as turbulências também causam ruídos e, por conseguinte, não deve haver obstruções no fluxo de ar.
  • Se a bomba de calor for intalada no interior da vivenda, deve certificar-se de que esta não será instalada numa divisão vazia da casa, uma vez que o som pode propagar-se com facilidade e sem qualquer obstáculo. Soluções como os apoios anti-vibratórios ou tapetes podem ajudar a dissociar a bomba de calor do resto da estrutura da vivenda. Se for uma bomba de calor de aerotermia, as condutas de ar devem ter as dimensões adequadas e devem estar bem insonorizadas.

Considerar como funciona a bomba de calor, a direção do vento, o fluxo de ar de exaustão e mais.

A bomba de calor de aerotermia instalada no exterior deve, na medida do possível, ser colocada fora para evitar qualquer perturbação desnecessária que lhe possa causar a si ou aos seus vizinhos. Para além do ruído causado pelas bombas de calor, também devemos ter em conta que o fluxo de saída do ar frio não deve ser conduzido para espaços muito frequentados, como passeios ou esplanadas. Por outro lado, a direção principal do vento também deve ser tida em conta, visto que a bomba de calor não deve absorver novamente o ar frio expulso, caso contrário, a sua eficiência será menor.

A distância da bomba de calor até a propriedade vizinha deve ser de pelo menos três metros, para evitar ruídos perturbadores. Por outro lado, a distância até à própria casa deve ser a mais pequena possível para minimizar a perda de calor. No interior da casa, o ruído proveniente de uma bomba de calor instalada no exterior é praticamente inexistente.

Bosch - O seu melhor aliado para bombas de calor

  • Excelente sistema innovador.
  • Ampla rede de serviços com peças de reposição de alta fiabilidade.
  • Sistema com 5 anos de garantia.
  • Mais de 100 anos de especialização em termotecnologia.
  • Oportunidade de obter subsídios atrativos.

A Bosch é o seu melhor aliado para os sistemas de bombas de calor em aquecimento, eficientes e ecológicos.

FAQ sobre o nível sonoro das bombas de calor

Bombas de calor

O nível de ruído de uma bomba de calor pode ser reduzido através de várias ações, muitas das quais podem ser feitas por si.

  • Em primeiro lugar deve contactar com um profissional que entenda o funcionamento das bombas de calor em aquecimento para poder fazer uma verificação e validação do local. Este, por sua vez, irá tomar as medidas necessárias para reduzir o impacto sonoro, quer seja separando os tubos ou isolando os componentes que geram mais ruído.

  • Uma medida de insonorização que pode ser implementada para reduzir o nível de ruído da uma bomba de calor, consiste em colocar painéis de insonorização na zona da casa onde será instalado o equipamento.

Se é permitida a perfuração para uma sonda de calor geotérmica ou a criação de poços de águas subterrâneas, as bombas de calor geotérmicas ou as bombas de calor de águas subterrâneas são as alternativas ideais para quem pretende ter um equipamento com mais potência e com pouco impacto sonoro. Por outro lado, se prefere uma bomba de calor de aerotermia, deve ter em conta o espaço exterior disponível. Se a distância entre a sua propriedade e a propriedade vizinha é a adequada, poderá instalar uma bomba de calor no exterior sem qualquer inconveniente. Mesmo assim, uma bomba de calor instalada no interior tem um baixo nível sonoro se esta zona da casa estiver devidamente insonorizada.

Como as bombas de calor de água quente sanitária funcionam de forma semelhante às bombas de calor de aerotermia, também geram um nível sonoro idóneo com valores que rondam os 50 db(A). Estes valores são semelhantes ao nível sonoro de um frigorífico.

Recomendação de produtos Bosch

Bombas de calor