Aquecimento e água quente

Bombas de calor

Índice

O que é uma bomba de calor?

Uma bomba de calor é uma máquina que funciona mediante o aproveitamento de energia. Este sistema protege o meio ambiente e permite a poupança energética, uma vez que consegue extrair a energia gratuita do ar exterior e convertê-la em climatização para o lar de uma forma natural. Do mesmo modo, utiliza o processo inverso para diminuir a temperatura do nosso lar no verão. Contudo, as vantagens não ficam por aqui, dado que esta transferência de calor é utilizada pela bomba para fornecer água quente sanitária sem depender de combustíveis fósseis como o gás. Portanto, as bombas de calor fornecem um abastecimento térmico integral em frio, calor e água quente sanitária totalmente livre de emissões de CO₂.

Tipos de bombas de calor

Embora destaquemos as bombas de calor que funcionam mediante o aproveitamento de energia através do ar, nomeadamente aerotermia, existem outros tipos de bombas de calor:

Bomba de calor ar-água (Aerotermia)
Principio de funcionamento
  • Aproveitamento da energia através do ar.

  • Climatização do solo /teto/radiante/refrescante, radiadores de baixa temperatura ou ventiloconvectores.
Características
  • É um sistema rentável e eficiente.

  • Pode adaptar-se praticamente a qualquer vivenda.
  • Garante abastecimento em: arrefecimento, aquecimento e AQS, com um único sistema e um único fornecedor de energia elétrica (comercializador energético).
Bomba de calor de água quente sanitária (Aerotermia)
Principio de funcionamento
Evaporação e condensação do refrigerante no interior do circuito.
Características
Proporciona água quente sanitária, permitindo uma economia de até 70%, em comparação com um sistema convencional.
Bomba de calor geotérmica vertical
Principio de funcionamento
É a energia de geotermia profunda mediante sondas geotérmicas de até 100 m de profundidade, que requerem de 1 ou 2 perfurações.
Características
  • É independente da temperatura exterior uma vez que está localizado a uma distância considerável do solo, o que permite manter uma temperatura constante.
  • É um sistema muito eficiente e dispendioso. As sondas instaladas nos poços têm custos elevados.
Bomba de calor geotérmica horizontal
Principio de funcionamento
Energia de geotermia superficial, constituída por coletores na terra localizados a uma distância de entre 1 e 2 m de profundidade.
Características
  • Este sistema é utilizado em moradias independentes ou em terrenos pequenos.
  • A temperatura do solo é ligeiramente variável ao longo do ano, no entanto, consegue manter uma ótima transmissão de calor.
Bomba de calor de água-água
Principio de funcionamento
  • Extração da energia a partir das águas subterrâneas localizadas no nível freático.

  • Poços de produção e de absorção.
Características
  • Temperaturas de entre 7ºC e 12ºC.
  • A instalação só é possível em zonas com águas subterrâneas tais como, lagos, rios, etc.
  • Possibilidade de produzir calor e frio.

Como funciona uma bomba de calor?

O funcionamento de uma bomba de calor baseia-se nos princípios da termodinâmica. A principal vantagem reside no seu sistema de elevada eficiência, que não depende de qualquer tipo de combustível e a emissão de gases contaminantes é inexistente. Nos dias de hoje, onde existe uma plena consciência sobre a escassez dos recursos naturais, aproveitar um recurso inesgotável como ar, é fundamental para contribuir com a preservação do meio ambiente. A aerotermia utiliza o ar como recurso natural, no entanto, como mencionado anteriormente, existem também bombas de calor que funcionam através da energia do solo, denominado geotermia, ou a partir de águas subterrâneas. A bomba de calor é adequada para qualquer época do ano, porém, à medida que a temperatura diminui, o seu rendimento será menor. Em qualquer caso, é um sistema que produz energia de forma muito eficiente.

A bomba de calor de aerotermia é composta por:

  • Evaporador: é um permutador que absorve o calor aproveitando a mudança de fase do refrigerante de líquido a vapor.
  • Compressor: a sua missão é incrementar a pressão dos refrigerantes do circuito.
  • Condensador: desempenha a mesma função que o evaporador, mas de forma inversa, isto é, transferindo calor.
  • Válvula de expansão: regula o fluxo do líquido refrigerante que entra no evaporador a partir do condensador.

Vantagens de uma bomba de calor

Estas são as vantagens do sistema das bombas de calor:

  • Proporciona climatização sem produzir emissões de CO₂, sendo o sistema mais ecológico e amigo do meio ambiente.
  • Realiza uma climatização integral tanto no inverno como no verão, e proporciona água quente sanitária durante todo o ano.
  • Não necessita de conduta de evacuação de fumos uma vez que não utiliza combustíveis fósseis.
  • É um sistema rentável, o custo do investimento é recuperado num período menor que outros sistemas de climatização.
  • Alta eficiência energética de até A+++, que cumpre com os regulamentos europeus mais rigorosos nesta matéria, algo que outros sistemas não conseguem alcançar.

Perguntas frequentes sobre a bomba de calor

Bombas de calor

A bomba de calor é um sistema que, independentemente das condições climáticas do exterior, é capaz de proporcionar uma climatização integral com elevada eficiência. Para saber qual é o sistema mais indicado, sugerimos que entre em contacto com a Junkers Bosch para poder realizar uma avaliação.

Sim, a pesar de ser um sistema que possui um motor elétrico que funciona como auxílio e de arranque, a energia é obtida através do ar, que é um recurso gratuito. A alta eficiência energética da bomba de calor de aerotermia é um dos fatores decisivos para a sua instalação.

É o mesmo que o de um sistema de caldeira a gás ou ar condicionado, pode durar de 15 a 20 anos se for realizada a devida manutenção anual.

Como qualquer instalação ou eletrodoméstico que envolva o funcionamento de peças, uma bomba de calor tem um certo impacto sonoro. Não obstante, este nível de ruído é quase impercetível e totalmente tolerável, uma vez que é semelhante ao ruído gerado por um eletrodoméstico, como o frigorífico. Convém ter em conta que, diferentemente deste último, a bomba de calor pode não estar sempre em funcionamento, pelo que o seu impacto sonoro é menor. A escolha do local de instalação é decisiva para minimizar os possíveis impactos sonoros, tendo o cuidado de que a área de instalação escolhida não amplifique o ruído ou que o aparelho não fique próximo de uma janela de um quarto.