Guia de equipamentos de ar condicionado

Ar condicionado

Os equipamentos de ar condicionado tornaram-se numa parte importante da casa, na qual nos ajuda a tornar o ambiente mais confortável e permite uma climatização de acordo com as nossas necessidades. Descubra os diferentes modelos de ar condicionado, e consulte o nosso guia que o ajuda a escolher de forma mais simples e fácil o equipamento perfeito para si.

Que ar condicionado comprar?

ar condicionado

A escolha de um equipamento de ar condicionado é determinada por vários fatores. Em primeiro lugar, é necessário perceber se queremos um ar condicionado apenas numa divisão ou em várias divisões da casa. De seguida, é importante ter em consideração o tamanho das divisões a serem climatizadas, de modo a avaliar a potência necessária e também a localização, tanto das unidades interiores como exteriores. Fatores como a receção de luz solar direta durante muitas horas do dia ou a temperatura média da área vão fornecer-nos uma orientação sobre o tipo de ar condicionado a comprar.

Funcionamento do ar condicionado

Ao contrário do que pensamos, o ar condicionado não arrefece uma divisão introduzindo frio, estes aparelhos são capazes de extrair calor do interior e transferi-lo para outro espaço. Isto é, com o funcionamento do ar condicionado há uma troca térmica na qual estão envolvidos vários elementos. Uma unidade de ar condicionado é composta por diferentes partes; o interior, ou Split, que é a unidade que é instalada no interior da divisão, e o exterior, que é o que expulsa o ar quente que foi extraído. A temperatura desejada é regulada através de um controlo remoto. O funcionamento destes equipamentos é articulado através de um gás refrigerante que percorre um circuito. Durante a passagem deste gás do estado líquido inicial para o estado gasoso ocorre a troca de calor, a qual permite diminuir a temperatura.

Bosch Climate Select

Graças à sua inovadora tecnologia de realidade aumentada, poderá ver em antemão como ficam os aparelhos de ar condicionado da gama Climate em sua casa.

Como descarregar a App de realidade aumentada Climate Select?

Tipos de ar condicionado

Uma vez que os aparelhos de ar condicionado têm a unidade interior (Split) e a unidade exterior, é possível diferenciar entre os diferentes sistemas de ar condicionado Mono Split e Multi Split, podendo cada sistema ter a tecnologia Inverter (usualmente chamada "ar condicionado arrefecimento-aquecimento"). Estes últimos equipamentos são avançados, silenciosos e energeticamente eficientes, porém a principal característica é que permitem uma climatização tanto quente como fria durante todo o ano. Destaque-se que estes modelos de ar condicionado utilizam gás R32, que é eficiente, reciclável e não danifica a camada de ozono.

Ar Condicionado Split

Constituídas pela unidade exterior e interior e concebidas para refrigerar uma única divisão, ou para casas que não necessitam de uma potência muito elevada de refrigeração. A sua instalação pode ser em formato Split Murais, Cassette, Conduta ou Teto-Chão.

Ar Condicionado Mono Split

Ar Condicionado Multi Split

Este sistema é semelhante ao sistema interior, a única diferença é que a unidade Split ou interior não é única, mas sim constituída por duas ou mais unidades. Desta forma, podemos instalar um Split em cada divisão da casa, fazendo uma climatização total.

Ar condicionado Multi Splits

Ar condicionado Inverter (frio e calor)

A tecnologia Inverter é a tecnologia mais avançada, uma vez que garante um fluxo constante de ar climatizado, independentemente de ser quente ou frio. Permite adaptar facilmente a temperatura às necessidades da casa com um sistema eficiente que faz com que toda a unidade funcione apenas quando necessário. A utilização do compressor no sistema Inverter é muito inferior, com menos arranques e paragens, o que se traduz num menor consumo. A principal vantagem é que com o mesmo equipamento, podemos disfrutar todo o ano do ar condicionado quente ou frio que precisamos.

Instalação do ar condicionado

A instalação de um equipamento de ar condicionado não é um processo complexo, no entanto só pode ser realizada por técnicos devidamente treinados e autorizados, em conformidade com as normas em vigor. Este processo envolve o conhecimento de várias competências, bem como a utilização de gases em circuitos fechados a altas pressões, pelo que apenas o técnico com as licenças ou certificações necessárias pode manusear equipamentos com gases refrigerantes. Geralmente, a instalação de um ar condicionado não demora mais do que um dia, por isso desfrutar do seu novo equipamento é uma questão de muito pouco tempo. Na Junkers-Bosch colocamos à sua disposição os melhores profissionais que irão instalar o seu equipamento com as máximas garantias, guiando-o também com toda a informação sobre qual é o local mais adequado para o colocar.

Consumo do ar condicionado

O consumo energético de um aparelho de ar condicionado é determinado pela sua potência. Se as necessidades são elevadas e precisamos de um aparelho com muitas frigorias, o consumo será maior. Os aparelhos atuais são bastante eficientes em termos energéticos, com classificações energéticas até A+++, por isso se tiver uma unidade de ar condicionado antiga, será sempre mais vantajoso mudar para uma da nova geração em vez de continuar a utilizá-la. O investimento feito num novo equipamento pagar-se-á a si próprio muito rapidamente, em adição tem um impacto reduzido sobre o meio ambiente.

Os aparelhos de ar condicionado Junkers Bosch têm potências que vão de 2kW a 12,3 kW, por isso fazer cálculos sobre o consumo é bastante simples. Basta multiplicar a potência do nosso dispositivo pelo número médio de horas que o utilizamos por dia e o resultado, multiplicá-lo pelo preço por quilowatt/hora. Lembre-se de que a função de um ar condicionado é baixar a temperatura, por isso selecionar a temperatura certa é uma boa maneira de não aumentar o consumo. Manter a temperatura entre 24 e 26° é considerada a opção mais eficiente e a que proporciona o maior grau de conforto. Quanto maior for a diferença entre o interior da casa e o exterior, maior é o consumo.

Manutenção do ar condicionado

A manutenção do ar condicionado é uma tarefa que pode fazer na unidade interior. O Split deve ser limpo com um pano humedecido e com um detergente neutro, após ser completamente desconectado da corrente. No entanto, a manutenção e reparação da unidade exterior deve ser feita exclusivamente por profissionais, uma vez que contém o gás refrigerante e será necessário fazer revisões e ajustes que exigem uma ferramenta específica.

A limpeza dos filtros é uma tarefa fundamental para garantir um bom fluxo de ar e para que o ar saia o mais limpo possível. Habitualmente, os filtros devem ser limpos no início de cada estação. Removê-los é muito simples, basta seguir as indicações do manual de instruções, e podemos proceder à tarefa de limpeza com uma aspiração e lavagem a água fria. É importante não utilizar qualquer tipo de produto químico nos filtros, uma vez que pode danificá-los.

A unidade exterior pode ser verificada por nós com uma simples inspeção visual. O excesso de pó ou cotão pode ser removido com um pano ou, se for acessível, aspirá-lo para remover detritos tais como teias de aranha ou folhas secas. No entanto, se notarmos que o equipamento perdeu energia, que uma conduta está a vazar, que está a fazer um ruído invulgar ou que a unidade interior não está a arrefecer como deveria, devemos contactar o serviço técnico para um check-up. Em circunstância alguma deve manusear a unidade exterior de ar condicionado. Resumindo, embora possamos seguir algumas diretrizes básicas de manutenção, é sempre aconselhável confiar esta tarefa ao técnico de serviço autorizado Bosch.

Perguntas frequentes

Ar Condicionado

Ar Condiconado

Depende de diversos fatores, cuidados e manutenção que são realizados ao equipamento. No entanto, um equipamento de ar condicionado com uma boa manutenção pode durar, sem qualquer tipo de problema até 15 anos.

O cálculo da potência do equipamento é determinado por vários elementos, mas geralmente uma boa medida aproximada é calcular 100 frigorias por metro quadrado. Em caso de dúvida, consulte sempre profissionais, que serão capazes de fornecer uma estimativa mais precisa.

O sistema de ar condicionado é completamente seguro, além disso, o seu sistema de filtragem contribui para o bem-estar de pessoas com alergias e dificuldades respiratórias, e além disso os filtros biológicos garantem uma excelente qualidade do ar interior. O gás utilizado para arrefecimento circula sempre num circuito fechado hermético, pelo que não estamos em contacto com ele.

Como já mencionado, a regulação da temperatura é o primeiro passo para começar a poupar. Mesmo que venha muito quente do exterior, no verão a temperatura deve variar entre 24 e 26 °. Deste modo, as unidades Bosch estão equipadas com um sistema de conectividade para que possa programar e regular o ar condicionado remotamente. Isto evita chegar a casa e encontrá-la a uma temperatura inadequada. Preparar a casa com antecedência, a partir de qualquer lugar significa poupanças significativas por não ter de compensar drasticamente o excesso de calor dentro de casa.

O aparecimento de pingas de água na unidade exterior é um processo lógico de condensação e não representa qualquer inconveniente. No entanto, se notar o equipamento a pingar na unidade interior, é uma indicação de que algo está errado. Deve desligar a unidade e notificar o técnico.

Tipos de ar condicionado

Os diferentes sistemas de ar condicionado no mercado e as possibilidades de climatização que proporcionam

Descubra qual se adequa à sua casa

Eficiencia do ar condicionado

Aqui encontra toda a informação sobre os equipamentos de ar condicionado, o seu funcionamento e qual se adequa às suas necessidades.

Descubra qual se adequa à sua casa

Instalação do ar condicionado

Como é o processo de instalação de um aparelho de ar condicionado? Desde a seleção do equipamento até ao seu arranque, estes são os passos a seguir.

Descubra qual se adequa à sua casa