Eficiência energética dos equipamentos de ar condicionado

Atualmente os aparelhos de ar condicionado não têm nada a ver com aqueles que foram fabricados há alguns anos atrás. Não só incorporaram um tipo de gás menos poluente e muito mais seguro, tal como o R32, como também se baseiam em tecnologia avançada, de modo a serem mais eficientes, como a tecnologia Inverter. Além disso, a rigorosa regulamentação europeia em termos de classificação e de eficiência energética levou os fabricantes a focaram-se em desenvolver modelos com um consumo muito baixo.

Que tipos de ar condicionado existem?

Para escolhermos um ar condicionado eficiente e económico devemos olhar mais para a etiqueta energética do que para o custo final do equipamento, uma vez que a primeira dará uma orientação muito clara da poupança que envolverá o investimento nesse ar condicionado.

Atualmente, a tecnologia Inverter (que permite a climatização de uma sala tanto no Inverno como no Verão) é apontada como a mais apropriada para a escolha de um sistema de ar condicionado. Graças a ela, o trabalho do compressor é muito menor e, portanto, há um menor consumo de energia.

Como um sistema de ar condicionado é instalado a longo prazo, a poupança a cada vez que é utilizado terá uma influência significativa na amortização do custo do sistema. Hoje em dia, os aparelhos de ar condicionado não têm custos elevados de instalação nem de manutenção.

Principais vantagens em ter em casa um ar condicionado eficiente

  • Poupar na conta de eletricidade Com uma unidade de ar condicionado eficiente, pode poupar até 30% no consumo de eletricidade da sua casa.
  • Bom funcionamento e maior tempo de vida útil A eficiência do equipamento de ar condicionado está diretamente ligada à sua manutenção. Quando maior a eficiência energética, melhor o desempenho e o tempo de vida útil dos equipamentos.
  • Menor impacto no ambiente Ao reduzir o consumo de energia do equipamento de ar condicionado, o impacto negativo no ambiente é também reduzido.

O que é a eficiencia e como se mede?

A eficiência energética é um termo relacionado com o consumo e, portanto, com os gastos económicos. Quanto maior for a produção de energia por kilowatt gasto, mais eficiente será o equipamento. No caso dos aparelhos de ar condicionado, a norma que determina a eficiência é denominada SEER.

Trata-se de um conceito simples de entender, se um equipamento tem de consumir muita energia para produzir outra, não falaríamos de um dispositivo eficiente. Portanto, quanto maior for a produção de energia, em comparação com o investimento em kilowatts feitos, maior será o índice energético e, consequentemente, a sua eficiência

Etiqueta energética

Segundo a regulamentação europeia, todos os aparelhos de ar condicionado com um consumo inferior a 12 kW, devem ter uma etiqueta energética, que será visível tanto na unidade interior, que é instalada no interior da casa, como na unidade exterior. Na etiqueta, a classificação energética é referida de uma forma muito visual e por um sistema de letras e cores, sendo atualmente A+++ a categoria mais eficiente.

Além disso, os níveis de ruído, o SEER e o COP, se aplicável, a potência de arrefecimento e o consumo anual de energia por zona geográfica são também detalhados na etiqueta. Desta forma, a escolha do seu equipamento de ar condicionado será muito mais precisa e o seu consumo energético será menor, sendo a eficiência um conceito mais simples de compreender.

Fatores SEER e COP

Estes acrónimos relacionam-se com a eficiência energética de um ar condicionado, embora se o equipamento não possuir tecnologia Inverter, apenas vemos a referência SEER.

O SEER ou Rácio de Eficiência Energética Sazonal refere-se aos kW de energia produzida para cada kW consumido em modo de arrefecimento. O COP refere-se ao mesmo parâmetro, a eficiência, mas neste caso em modo de aquecimento.

Em ambos os casos, quanto mais elevados forem estes índices, maior será a eficiência energética do equipamento. É de salientar que os dados apresentados ao lado do símbolo de uma etiqueta SEER são obtidos através de cargas parciais a 100%, 74%, 47% e 21%. Estes números são estimados por referência à utilização anual do equipamento.

É melhor comparar o SEER do que a letra da classificação energética?

Os dados que aparecem no rótulo de um sistema de ar condicionado apresentarão dois valores: a classificação de letras e cores, de A+++ (mais eficiente) a G (menos eficiente), e o índice SEER. Resta saber então qual o valor pelo qual nos devemos orientar.

Embora possa parecer que é indiferente, na realidade não é. Ao comprar um aparelho de ar condicionado eficiente, iremos olhar preferencialmente para o valor SEER e não para a classificação energética. A razão é simples, já sabemos que um valor SEER mais elevado indica uma maior eficiência. Um valor SEER igual ou superior a 8,5 significa já um rótulo A+++. No entanto, o índice SEER pode continuar a subir, encontrando equipamentos com um valor superior a 10. Por conseguinte, dentro da mesma classificação A+++ existem equipamentos mais ou menos eficientes.

Ar condicionado eficiente para melhorar a qualidade do ar

Ter um equipamento de ar condicionado eficiente é também apostar num aliado da nossa saúde. É conhecido que a nossa saúde está diretamente relacionada com a qualidade do ar que respiramos. A proteção adequada é uma medida eficaz para prevenir a transmissão de certas doenças e o agravamento de alguns problemas respiratórios. Atualmente os sistemas de ar condicionado estão equipados com um sistema de renovação de ar e filtros biológicos com elevados níveis de filtragem que ajudam a melhorar a qualidade do ar interior. Isto, juntamente com a ventilação contínua, evitará partículas em suspensão que possam ser nocivas para a saúde.

Os aparelhos de ar condicionado são totalmente seguros, pelo que a sua utilização não implica qualquer tipo de risco para a saúde. Manter os filtros limpos ajudará a melhorar a sua eficiência e a garantir que podemos respirar ar livre de elementos nocivos.

Manter uma temperatura correta, tanto no Inverno como no Verão, ajudará não só a encontrar um grau satisfatório de bem-estar e conforto, mas também a garantir que o equipamento funciona corretamente e que o consumo não dispara.

Equipamentos eficientes de ar condicionado Bosch

Os aparelhos de ar condicionado Climate da Bosch oferecem uma elevada eficiência energética, de acordo com os mais elevados padrões dos regulamentos atuais na Europa e para ara além disso, incorporam a tecnologia mais avançada em ar condicionado. Convidamo-lo a descobrir a gama Climate e a ver como estas unidades podem solucionar as suas necessidades de ar condicionado. Os nossos profissionais irão ajudá-lo a escolher a melhor solução com a escolha certa para a sua casa. Considere que este é um investimento a longo prazo de que desfrutará desde o primeiro dia e que será um produto de conforto na sua casa que o acompanhará durante muito tempo.

Como vantagem adicional, a aplicação Bosch HomeCom Easy* permite-lhe verificar os equipamentos de ar condicionado no seu smartphone para ajustar as definições, programar os dispositivos e receber notificações importantes. Já disponível para download no iOS e Android

*5 anos de apoio nas atualizações para o acessório WiFi Ar Condicionado, necessário para a utilização da aplicação. Para mais informações, consultar o manual do produto

Bosch Climate Select

Graças à sua inovadora tecnologia de realidade aumentada, poderá ver em antemão como ficam os aparelhos de ar condicionado da gama Climate em sua casa.

Como descarregar a App de realidade aumentada Climate Select?