Instalação do ar condicionado

Uma unidade de ar condicionado requer sempre um processo de instalação que nós próprios não podemos realizar. Os profissionais acreditados são responsáveis pela instalação e funcionamento das unidades, embora o processo comece com a escolha do sistema mais conveniente

Tipos de instalação de ar condicionado

Numa casa podemos optar por dois tipos de equipamento dependendo das unidades escolhidas, o Split ou Multi Split Mural ou ar condicionado por conduta. A primeira, na sua versão iMono ou Multi, requer a presença de um técnico, nada mais. No entanto, um sistema de ar condicionado por conduta necessita, para além da presença do técnico, de um trabalho prévio ou de ter o espaço no teto falso, destinado a instalar a unidade interior. Isto é feito durante a construção da casa, ou se não tiver sido feito e se quisermos beneficiar das suas vantagens e for possível, fazer uma remodelação para criar um teto falso.

Localização do ar condicionado

A localização interior das unidades é um ponto fundamental para garantir uma climatização correta. O técnico, um especialista em instalação de vários dispositivos e na visita de casas para analise das suas necessidades, poderá aconselhar-nos sobre a melhor localização para fixar o equipamento.

Em qualquer caso, é sempre aconselhável adotar as seguintes premissas:

  • As unidades interiores ou splits devem ser colocadas em áreas altas, uma vez que isto assegura uma difusão homogénea do fluxo de ar refrigerado.
  • Evitar áreas em que o fluxo de ar é dirigido diretamente para uma pessoa e também aquelas que estão perto de correntes de ar.
  • O aspeto estético deve ser tido em conta, sabendo encontrar um equilíbrio entre um lugar onde está inserido e, ao mesmo tempo, não compromete a sua função.

Graças à tecnologia, temos hoje soluções adicionais para decidir onde colocar o equipamento de ar condicionado. A app Climate Select da Bosch é um claro exemplo de inovação, pois é uma aplicação gratuita que permite testar a configuração das unidades de ar condicionado interiores da Gama Climate na parede das divisões da casa através da realidade aumentada. Assim, além de simular a posição do equipamento para ver como será instalado, é possível exibir informações extensivas sobre os detalhes de cada modelo de ar condicionado relativamente à eficiência, desempenho, características, dimensões, etc. Tudo o que precisa é de uma câmara de telemóvel para ver o ar condicionado Climate em casa.

Bosch Climate Select

Graças à sua inovadora tecnologia de realidade aumentada, poderá ver em antemão como ficam os aparelhos de ar condicionado da gama Climate em sua casa.

Como descarregar a App de realidade aumentada Climate Select?

Passos na instalação do ar condicionado

A instalação de um aparelho de ar condicionado começa muito antes da visita do técnico com o equipamento. Detalhámos quais são os passos habituais para que possa desfrutar do seu sistema de ar condicionado com todas as garantias.

1.Escolha do equipamento

O primeiro passo é escolher o nosso equipamento de ar condicionado. Fatores tais como o tamanho da casa, o número de unidades interiores ou a sua colocação serão o ponto de partida. Recomenda-se que a escolha seja apoiada pelo conselho de um técnico de instalação recomendado, que nos orientará adequadamente sobre o que necessitamos. Vamos comparar as diferentes soluções propostas, escolhendo a que melhor se adapta à nossa casa. Deve-se ter em conta que a escolha de um equipamento de ar condicionado tem de ser feita a longo prazo porque se trata de um equipamento com uma longa vida útil.

2. Compra do equipamento de ar condicionado

Uma vez escolhido o sistema de ar condicionado que melhor satisfaça as nossas necessidades de climatização, determinamos o método de pagamento e acordamos a data em que o técnico de instalação visitará a casa para a instalação do equipamento. Deve ter-se em conta que a instalação é um processo que leva várias horas, especialmente se escolhemos um sistema Multi Split em que é provável que demore pelo menos dois dias.

3. Visita do técnico/instalação

Na data acordada, o técnico virá a casa com o equipamento adquirido e procederá à preparação do espaço para efetuar a montagem. Se estamos a realizar uma renovação do nosso equipamento, o passo anterior é desinstalar o existente. A empresa instaladora é responsável pela remoção e transporte para uma instalação de reciclagem, uma vez que os gases refrigerantes devem ser devidamente tratados.

Um sistema de ar condicionado tem uma unidade exterior que produz a troca de calor. É necessário montar os suportes e fazer um furo na fachada ou parede através do qual passará o tubo que liga esta unidade à unidade interior. Da mesma forma, a unidade exterior tem um tubo de drenagem que retira a água condensada durante o processo de arrefecimento, ao lado da unidade exterior haverá um recipiente de drenagem que terá de ser esvaziado com relativa frequência. Em locais próximos do mar, a quantidade de água condensada será maior do que em locais interiores com um clima mais seco. Este é um fator que deve ser tido em conta em termos de frequência de drenagem.

O instalador de ar condicionado ou técnico de refrigeração é um profissional com formação e certificação por meio de licenças que o credenciam para realizar as instalações com todas as garantias.

4. Montagem/colocação em funcionamento

Uma vez feito o furo através do qual os tubos irão passar e instalado o suporte exterior, este deve ser posicionado e as ligações entre o exterior e o interior devem ser feitas. Com estas ligações concluídas, a unidade interior é instalada se for um sistema Mono Split. No caso de ter escolhido várias unidades, a instalação de todas elas será concluída.

Uma vez feitas todas as ligações, o técnico verifica o nível de carga de refrigerante, liga o equipamento e efetua todas as verificações necessárias para conferir que a instalação está corretamente montada e que não há fugas. Por exemplo, verificar se há fluxo de ar, se a temperatura pode ser regulada ou se o motor arranca e para corretamente. Se houver algum problema, ele verifica a instalação e não sairá até que tenham sido retificados.

5. Informações para o cliente

Quando a instalação tiver sido devidamente verificada, o técnico informá-lo-á sobre o funcionamento básico do equipamento, como utilizar o controlo com as principais funções e recomendar-lhe-á que consulte o manual de instruções do utilizador para mais informações. Da mesma forma, resolverá as dúvidas mais comuns e dará algumas orientações sobre a manutenção correta do ar condicionado.

Temos de ter em conta que, se observarmos qualquer anomalia no seu funcionamento, o equipamento não arrefece bem ou se detetarmos qualquer som que nos pareça invulgar, temos de contactar o instalador que acabou de efetuar a instalação ou se tratar de um equipamento que esteja em funcionamento há muito tempo, será necessário notificar o Serviço Técnico da marca. Em circunstância alguma devemos tentar manipular as unidades, dado que, além de ser uma atividade perigosa, anula a garantia.

Ar Condicionado

Máxima eficiência para o lar até A+++ e conectividade WiFi.

A nova gama de ar condicionado Climate da Bosch garantem uma temperatura perfeita no frio e no calor, assegurando uma poupança de energia e melhor qualidade do ar. Além disso, incluem funcionalidades adicionais e vantagens, como conectividade WiFi, filtro de alta densidade ou ionizador.

Mais detalhes

Que erros podem ser evitados durante a instalação?

O principal erro que pode ser cometido ao instalar um ar condicionado é atribuir esta tarefa a uma pessoa sem acreditação, ou seja, sem ter os certificados necessários. Independentemente de onde compramos o ar condicionado, é provável que o serviço de instalação seja oferecido, pelo que aconselhamos a não confiar esta tarefa a qualquer a técnico não especializados neste tipo de tarefas. Ao fazê-lo, a segurança dessa pessoa e da instalação fica comprometida. Os instaladores acreditados são altamente qualificados e conhecem todos os requisitos que a instalação de um aparelho de ar condicionado exige.

Normalmente, a instalação das unidades exteriores dos aparelhos de ar condicionado ficará numa posição este-oeste, tanto em zonas ensolaradas como em zonas com mais sombra. Isto será muito vantajoso no caso de ter de gerar calor e frio ao mesmo tempo, uma vez que o excesso de calor de uma área será utilizado para tirar partido do mesmo noutra, reduzindo o consumo de energia. Geralmente, nunca é aconselhável colocar a unidade exterior na parte mais baixa de um pátio, uma vez que devido à densidade do ar frio nunca obteria um desempenho completamente adequado.

Do mesmo modo, se a instalação for feita num local com invernos rigorosos, é aconselhável que a unidade exterior seja devidamente protegida de tais condições atmosféricas adversas.

Preço da instalação

O preço da instalação do ar condicionado depende do tipo de sistema que escolhemos, da marca e da complexidade do processo de instalação. Por exemplo, se tivermos de fazer uma remodelação para instalar um ar condicionado por conduta, isso implica a contratação de um pedreiro profissional, o que irá aumentar o preço final. No entanto, um sistema dividido pode ser instalado e posto em funcionamento com um investimento mínimo. Embora o preço do ar condicionado para sistemas multi-split seja um pouco mais elevado, como há mais unidades, há também uma vasta gama de opções "para todos os orçamentos".

Por outro lado, o ar condicionado por conduta, mesmo que o sistema de distribuição já esteja instalado, é um pouco mais caro. Peça o seu orçamento gratuito de ar condicionado! Graças ao know-how da Bosch e às nossas garantias, a sua escolha será a correta.