Tipos de ar condicionado

Disponibilizamos equipamentos de ar condicionado de diferentes tipos, adaptando-se às necessidades de cada casa. Cada um destes sistemas de ar condicionado é concebido para oferecer funcionalidades que permitem tirar o máximo partido das suas opções de climatização.

Que tipos de ar condicionado existem?

A Junkers-Bosch oferece dois tipos de ar condicionado, Mono Split e Multi Split, cuja diferença reside no número de divisões a serem climatizadas. As diferentes unidades interiores a combinar com as unidades exteriores podem ser de parede/murais, condutas, em cassete e teto-chão. Conhecê-los com mais detalhe permite-lhe fazer a escolha certa.

Como descrito no guia de equipamentos de ar condicionado, os sistemas de ar condicionado são compostos por 2 partes, uma interior e outra exterior. A primeira é instalada dentro da casa e é a unidade que pode ser controlada remotamente, de modo ajustar a temperatura de acordo com as nossas necessidades. A segunda é a unidade de potência instalada no exterior e efetua a troca de calor. Uma vez climatizado o ar, é enviado para a unidade interior através das condutas. Se as unidades tiverem a tecnologia DC Inverter, podemos obter um ar condicionado completo, quente e frio. Os aparelhos de ar condicionado Bosch têm 5 modos de funcionamento:Modo auto. Modo frio. Modo calor. Modo desumidificação. Modo ventilação.

Ar Condicionado Mono Split

Composto por uma unidade exterior ou compressor, e um módulo interno ou Split. Os modelos de ar condicionado Mono Split são adequados para ar condicionado de uma divisão ou de uma pequena casa, e a sua popularidade e facilidade de instalação tornaram-no num dos sistemas mais vendidos. São, também, menos dispendiosos e, se as nossas necessidades de ar condicionado não forem elevadas, ou se apenas precisarmos de ar condicionado numa sala, este é o sistema mais adequado e económico.

Unidades de Ar Condicionado Murais

Estas são as unidades de ar condicionado mais comuns em casas, uma vez que passam completamente despercebidas, graças ao seu design cuidado. Podem ser Mono Split ou Multi Split, refrigerando uma ou várias divisões, dependendo das necessidades de cada utilizador. Devido à tecnologia DC Inverter, os aparelhos de ar condicionado instalados na parede são a escolha preferida dos consumidores, uma vez que são muito eficientes e proporcionam um ótimo desempenho.

Unidades de Ar Condicionado por Cassete e Sistemas Teto-Chão

Estes aparelhos de ar condicionado são mais frequentemente instalados no setor dos serviços, concebidos para satisfazer as necessidades de ar condicionado de ambientes profissionais. Estes tipos de sistemas não são normalmente utilizados em casas, mas são frequentemente instalados em escritórios, hotéis, estabelecimentos de saúde e beleza, etc. A potência da unidade exterior torna possível a utilização de várias unidades interiores e espaços de maiores dimensões com o ar climatizado.

Ar Condicionado Multi Split

Comparado com o sistema Mono Split, a diferença é que o sistema Multi Split tem, pelo menos, duas unidades interiores que estão simultaneamente ligadas à mesma unidade exterior. Para uso residencial, o número máximo de unidades interiores ligadas a uma unidade exterior que garanta a energia é de cinco unidades. A principal vantagem é que cada uma das unidades interiores pode funcionar independentemente e ser ajustada a uma temperatura diferente para satisfazer as variadas necessidades dos membros do agregado familiar. Assim sendo, o sistema Multi Splité recomendado para grandes casas ou grandes espaços que requerem uma maior potência em termos de capacidade de refrigeração, ou seja, para casas ou espaços em que um sistema Mono Split seja insuficiente.

Unidades de Ar Condicionado por conduta

Corresponde a uma unidade exterior que produz o ar climatizado, em que a transmissão é feita através de condutas previamente instaladas em casa. No que respeita a saída do ar, esta dá-se pelas grelhas localizadas em cada sala. Desta forma, permitem que toda a casa seja climatizada ao mesmo tempo numa base constante, razão pela qual são normalmente utilizados em grandes habitações com a possibilidade de instalação de um teto falso. Esta é uma condição essencial, uma vez que é onde toda a instalação da conduta se encontra escondida. Muitas casas recentemente construídas já tiveram o seu sistema de ar condicionado por condutas instalado, pelo que é apenas necessário encontrar o sistema mais adequado para cada caso.

Principais diferenças entre as unidades de Ar Condicionado

Serão as nossas necessidades particulares, bem como o tipo de casa onde pretendemos climatizar o ar, que determinarão a escolha entre os diferentes tipos de equipamentos. A fim de aproveitar ao máximo as possibilidades, devemos ter a ajuda de um instalador especializado que forneça o seu ponto de vista de técnico. O cálculo do número de unidades necessárias ou a sugestão da localização das mesmas são algumas das funções nas quais um técnico profissional é uma voz especialista.

A escolha de um equipamento de ar condicionado é determinada pelas necessidades de cada pessoa, pelo tipo de clima ou pelo número de divisões a serem climatizadas. A potência varia de 2,1 a 12,3 kW no caso das unidades Mono Split e Multi Split, e dos aparelhos de ar condicionado murais.

Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de equipamentos de ar condicionado numa casa

Ar Condicionado Mono Split

Vantagens

  • São sistemas económicos e fáceis de utilizar.
  • Simples instalação e manutenção.
  • Equipamentos silenciosos.

Aspetos a considerar

  • Requerem uma boa escolha de localização.
  • Apenas para casas pequenas ou para climatização de uma divisão.

Ar condicionado Multi Split

Vantagens

  • Possibilidade de personalização da climatização através de várias unidades interiores.
  • Fácil instalação.
  • Equipamentos silencioso.

Aspetos a considerar

  • A manutenção pode ser mais elevada com um maior número de aparelhos instalados.

Ar condicionado por condutas

Vantagens

  • Fornece um fluxo de ar constante.
  • Baixo impacto visual.
  • Baixo nível sonoro.

Aspetos a considerar

  • Requer uma instalação mais complexa.
  • Adequado apenas para algumas casas.
  • É necessária uma maior potência da unidade exterior.

Bosch Climate Select

Graças à sua inovadora tecnologia de realidade aumentada, poderá ver em antemão como ficam os aparelhos de ar condicionado da gama Climate em sua casa.

Como descarregar a App de realidade aumentada Climate Select?

Etiqueta energética dos ar condicionados

Os requisitos energéticos dos equipamentos estão em conformidade com regulamentos europeus rigorosos (ErP 2013) que, ao longo do tempo, foram revistos para se tornarem mais exigentes em termos de normas de eficiência. Este regulamento obriga os fabricantes a desenvolver equipamentos altamente eficientes para que o impacto no ambiente seja mantido a um nível mínimo. Este mínimo, ditado pela União Europeia, é o ponto de partida para os fabricantes.

Após a última atualização dos regulamentos, em 2019, a classificação energética é a seguinte:

  • A+++: Equipamentos com consumo inferior a 25 %.
  • A++: Equipamentos com um consumo inferior a 30%.
  • A+: Equipamentos com consumo entre 30 % e 42 %.
  • A: Equipamentos com consumo entre 42 % e 55 %.
  • B: Equipamentos com consumo entre 55 % e 75 %.
  • C: Equipamento com um consumo entre 75 % e 90 %.
  • D: Equipamento com um consumo entre 90 % e 100 %.

Rotulagem do equipamento

A rotulagem do equipamento também sofre modificações com base neste regulamento e é, agora, apresentada de uma forma mais clara, uma vez que indica os níveis sonoros produzidos em decibéis, o grau de eficiência na refrigeração e aquecimento, bem como um mapa das zonas climáticas estabelecido pela Comissão Europeia.

Neste sentido, a Junkers Bosch está na vanguarda da eficiência energética, alcançando as classificações mais eficientes para todos os seus equipamentos e introduzindo, progressivamente, avanços tecnológicos.

Instalação de Ar Condicionado

Qualquer que seja o tipo de sistema de ar condicionado escolhido, a instalação do equipamento requer sempre um técnico especializado com formação multidisciplinar. Deve notar-se que, para instalar um sistema de ar condicionado, é necessária uma licença específica que credite conhecimentos em canalização, eletricidade e manuseamento de gases refrigerantes. A Junkers Bosch fornece aos seus técnicos a formação necessária para estas tarefas, para que o seu sistema de ar condicionado funcione corretamente e com as máximas garantias na sua instalação.

Conectividade em equipamentos de ar condicionado

Qualquer que seja o tipo de sistema de ar condicionado que escolhemos para a nossa casa, hoje em dia, a possibilidade de optarmos por um equipamento com a opção de conexão mostra ser um avanço tecnológico nestes produtos. A conexão entre sistemas de ar condicionado e dispositivos móveis torna possível controlar, confortavelmente, o ar condicionado de casa a partir de qualquer lugar. Ou seja, isto significa ajustar as funcionalidades consoante a nossa conveniência, maximizando a sua eficiência tanto em termos de poupança como de conforto.

Ar Condicionado

Máxima eficiência para o lar até A+++ e conectividade WiFi.

A nova gama de ar condicionado Climate da Bosch garantem uma temperatura perfeita no frio e no calor, assegurando uma poupança de energia e melhor qualidade do ar. Além disso, incluem funcionalidades adicionais e vantagens, como conectividade WiFi, filtro de alta densidade ou ionizador.

Mais detalhes

Perguntas frequentes sobre os tipos de ar condicionado

Ar Condicionado

Ao nível do utilizador, é suficiente manter a unidade interior e os seus filtros limpos. Quanto à unidade exterior, é necessário certificar-se de que não há acumulação de pó ou detritos. Se notarmos que a unidade interna está a verter, a fazer um ruído anormal ou a não arrefecer suficientemente, devemos desligar o equipamento e notificar o serviço técnico oficial.

O custo do ar condicionado é sempre determinado pelo número de horas que temos o sistema em funcionamento ou pela temperatura de saída do ar. Para que tenhamos um grau de conforto adequado, a temperatura deve estar entre 24 e 26 graus, evitando, assim, fixar o equipamento a uma temperatura demasiado fria para compensar o desequilíbrio térmico. Da mesma forma, graças à opção de conectividade, é possível programar o equipamento com antecedência, de forma mais conveniente e progressiva. Devido à excelente classificação energética dos sistemas de climatização Bosch, é possível desfrutar dos benefícios de um ar condicionado eficiente a um custo mais baixo.

Os aparelhos de ar condicionado, independentemente dos diferentes tipos anteriormente referidos, fornecem, atualmente, um nível sonoro muito baixo para que possa climatizar a sua casa sem se aperceber de que o sistema está em funcionamento.

De forma geral, qualquer tipo de ar condicionado que integre renovação de ar contribui para melhorar a qualidade da atmosfera na sala. Devido aos filtros presentes no equipamento que renovam e filtram o ar interior, as micropartículas são eliminadas e o ar que respiramos é mais limpo, proporcionado conforto e bem-estar.