
Diretiva ErP
No dia 26 de setembro de 2015, as Diretivas Ecodesign (ErP) e Ecolabelling (ELD) entraram em vigor, alterando as normas legislativas no mercado dos equipamentos produtores de calor, caldeiras e depósitos de água quente sanitária.
A Junkers Bosch oferece-lhe uma visão geral das diretivas e mostra-lhe, passo a passo.
ErP significa "Energy related Products" (Produtos relacionados com Energia). A diretiva é também conhecida por "Diretiva de Ecodesign".
Esta é aplicável a todos os estados membros da União Europeia e, por sua vez, amplia os limites do âmbito de aplicação da Diretiva 2005/32/CE a todos os produtos relacionados com o consumo de energia, assegurando que são produzidos sob critérios de eficiência energética que não afetam negativamente o seu rendimento, nem provocam impactos ambientais.
Neste sentido, “os produtos relacionados com o consumo de energia podem ser significativamente melhorados para reduzir impactos ambientais e realizar poupanças de energia, através da melhoria da sua conceção, o que leva em simultâneo a uma economia de custos para as empresas e os consumidores finais”.
A partir de 26 de setembro de 2018 os produtos de aquecimento que não cumpram com as exigências de emissões máximas de óxido de nitrogénio (NOx) não poderão ter a designação CE, logo não podem estar no mercado.
