
Responsabilidade social da Bosch
Eficiência energética
No seu compromisso para com a sociedade, a Bosch desenvolve e fabrica, nas suas instalações em Portugal, novos produtos que recorrem à utilização de fontes de energia renováveis ou que reduzem o consumo de combustível, tais como:
- Coletores solares que recorrem à utilização de fontes de energia renováveis, minimizando o consumo energético no aquecimento de água.
- Esquentadores de condensação e bombas de calor, que minimizam o consumo energético.
- Os sistemas GPS para automóveis que, com a funcionalidade de sugerir percursos alternativos, permitem reduzir o consumo de combustível.
- Contribuição para a segurança dos cidadãos, tais como as câmaras de videovigilância e os sistemas de evacuação por voz.
Empresas Bosch pioneiras em Portugal
Paralelamente à preocupação com o desenvolvimento de novos produtos energeticamente mais eficientes, as empresas Bosch em Portugal foram pioneiras em processos de produção inovadores, tais como:
- A certificação dos processos de qualidade e ambientais
- A produção “lean”
- A formação avançada
- Desdobramento de objetivos
- Aplicação de normas de segurança
- Metodologias de I+D
Práticas e processos que hoje em dia estão implementados na sociedade
A Bosch na sociedade
Atualmente, a responsabilidade social da Bosch materializa-se também na relação com os seus colaboradores, o sistema educativo, as autoridades, com os consumidores e a sociedade em geral. Promove iniciativas para induzir comportamentos e ações importantes para o seu desenvolvimento.
Nas localidades onde estão instaladas as suas operações industriais em Portugal, a Bosch é o maior empregador.
Os técnicos destas empresas são maioritariamente recrutados nas universidades e institutos politécnicos locais. Os conhecimentos e competências destas instituições são utilizados no desenvolvimento de produtos e processos.
A Bosch possui acordos e está em permanente contacto com várias universidades, para selecionar e contratar os seus melhores alunos, proporcionando-lhes estágios profissionais. Os seus quadros mais qualificados lecionam cadeiras relacionadas com a sua especialização em universidades e institutos politécnicos e participam em diversos seminários e conferências, onde é solicitada a partilha de experiências da Bosch com a comunidade científica e empresarial.
A Bosch e a sua relação com os consumidores
A Bosch em Portugal, na sua relação com os consumidores, tem realizado algumas campanhas de informação sobre o impacto ambiental associado à utilização de diferentes produtos, nomeadamente a emissão de gases de efeito de estufa e a utilização de recursos não renováveis, divulgando as novas tecnologias disponíveis e apelando à utilização de produtos amigos do ambiente.
Ao longo destes anos, a Bosch tornou-se promotora e patrocinadora de várias organizações não governamentais sem fins lucrativos, criadas por iniciativa da sociedade para preencher lacunas em áreas como:
- A formação vocacional
- A inovação
- A inclusão social
- O desenvolvimento sustentável
Áreas onde as instituições públicas não estão presentes ou não consideram como prioritária a sua intervenção, tais como:
- ATEC (Academia para a formação constituída pela Autoeuropa, Siemens e Bosch)
- COTEC (Associação empresarial para promover a inovação como fator de competitividade)
- EPIS (Associação empresarial para a prevenção do insucesso e abandono escolar)
- BCSD (Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável).
Além disso, existem outras iniciativas que são patrocinadas por grupos de colaboradores ou pelas comunidades locais onde se encontram instaladas as fábricas da Bosch, no âmbito cultural, social, desportivo e no apoio aos mais desfavorecidos, incapacitados ou socialmente excluídos.